Biblioteca

(EM CONSTRUÇÃO)

Aqui você encontra alguns documentos  relacionados à Educação Infantil no Brasil, sejam eles documentos institucionais, temáticos, marcos legais ou publicações gerais.














  • Constituição Federal (1988) Clique aqui 
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) Clique aqui
  • Convenção dos Direitos das Crianças (1990) Clique aqui
  • Por uma política de formação do profissional de Educação Infantil (1994) (documento também conhecido como das "carinhas") Clique aqui
  • Política Nacional de Educação Infantil (1994) (documento também conhecido como das "carinhas") Clique aqui
  • Educação Infantil no Brasil: Situação Atual (1994) (documento também conhecido como das "carinhas") Clique aqui
  • Critérios para um atendimento, em creche, que respeite os direitos fundamentais das crianças (1995) Clique aqui
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) Clique aqui
  • Propostas pedagógicas e Currículo na Educação Infantil (1996);
  • Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - Volume I (1998) Clique aqui
  • Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - Volume II (1998) Clique aqui
  • Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - Volume III (1998) Clique aqui
  • Resolução CEB N°1, de 7 de abril de 1999 (DCNEI) Clique aqui
  • Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação(2006) Clique aqui
  • Parâmetros Básicos de Infra-Estrutura para Instituições de Educação Infantil (2006) Clique aqui
  • Parâmetros Básicos de Infra-Estrutura para Instituições de Educação Infantil - Encarte 1 (2006) Clique aqui
  • Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 (DCNEI) Cique aqui
  • Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (2009) Clique aqui
  • Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Infantil (2010) Clique aqui
  • Plano Nacional de Educação (2014) Clique aqui
  • Base Nacional Comum Curricular (2017) Clique aqui



  • "Linha" do tempo

    A Convenção sobre os Direitos da Criança foi adotada pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989. Entrou em vigor em 2 de setembro de 1990.
    ** Os RCNEI desconsideram a especificidade da infância e da Educação Infantil, por  suas orientações fixadas  nos moldes e na estrutura das demais etapas da educação básica, com organização de conteúdos e rotinas rígidas.
    *** A BNCC mesmo tendo como base as DCNEI, tem um caráter conservador e mercadológico, assim como, favorece a privatização da e na educação, se distanciando dos interesses dos professores, pesquisadores e todos aqueles envolvidos na lutam por uma educação de qualidade socialmente referenciada. 



    • Carta João Pessoa do MIEIB - Princípios (2019) Clique aqui
    • Carta de Princípios do Fórum Catariense de Educação Infantil Clique aqui

    • MORAES, Ana Lucia Fernandes Barreto. Fórum Catarinense de Educação Infantil: uma análise da trajetória do movimento em defesa da Educação Infantil em Santa Catarina no período de 1999-2017. Florianópolis, SC. Dissertação (Mestre em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 2018. Clique aqui



    - Balanço Analítico da Educação Infantil: questões curriculares e direitos em risco /ANPED/2017 Clique aqui
    Autora: Ana Lucia Goulart de Faria

    Balanço Analítico da Educação Infantil: questões curriculares e direitos em risco /ANPED/2017 Clique aqui
      Autora: Zilma de Moraes Ramos de Oliveira

    Balanço Analítico da Educação Infantil: direitos em risco e consensos possíveis /ANPED/2017 Clique aqui

      Autora: Maria Malta Campos

    Base Nacional Comum Curricular: disputas ideológicas na educação nacional Clique aqui

       Autores: Maria Carolina Pires de Andrade
                       Rosa Maria Corrêa das Neves
                       Cláudia Lino Piccinini

    - Infância e Movimentos Sociais Clique aqui

      Organizadores: Linha Culturas Infantis - GEPEDISC

    A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas Clique aqui

      Organizadores: Márcia Angela da S. Aguiar Luiz Fernandes Dourado